terça-feira, 24 de julho de 2018

O que é o Capitalismo:

Resultado de imagem para capitalismo

O que é o Capitalismo:

O capitalismo é um sistema econômico e social, onde o principal objetivo visa o lucroe a acumulação de riquezas, por meio dos meios de produção. Este é o sistema mais adotado no mundo atualmente.

No sistema capitalista, os meios de produção e de distribuição são de propriedade privada e o maior esforço deste processo está nas mãos dos trabalhadores, chamados também de proletariados. Eles exercem grande parte das atividades de trabalho coletivo para que os donos das empresas detenham todo o lucro necessário.

Neste processo, as decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos no sistema capitalista não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O capitalismo é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.

Na lógica do capitalismo está o aumento de rendimentos. Estes tanto podem ser concentrados como distribuídos, sem que isso nada tenha a ver com a essência do sistema. Concentração e distribuição dos rendimentos capitalistas dependem muito mais das condições particulares de cada sociedade.

O capitalismo é o sistema sócio-econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana. Em uma sociedade capitalista, o governo tem três órgãos: a polícia, o exército e as cortes de lei.

Outro fator que surgiu com o capitalismo foi a desigualdade social, que ressaltava a divisão de classes entre os trabalhadores e os empresários.

O capitalismo só pode funcionar quando há meios tecnológicos e sociais para garantir o consumo e acumular capitais. Quando assim sucede, tem conservado e até aumenta a capacidade econômica de produzir riqueza.

Fases do Capitalismo

Pode-se dizer que o capitalismo está dividido em três fases. São elas:
O capitalismo comercial ou mercantil, que vigorou dos séculos XV ao XVIII e seu objetivo principal era o acúmulo de capital, a exploração de terras e a comercialização de bens, sempre com o intuito de enriquecimento;
O capitalismo industrial, que surgiu no século XVIII, a partir da transformação do sistema de produção e teve a mudança dos produtos manufaturados para grandes escalas de produção, ou seja, os trabalhos artesanais são neste momento realizados pelas máquinas;
O capitalismo financeiro ou monopolista, iniciado após a Segunda Guerra Mundial e que corresponde a um tipo de economia capitalista em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras;
O capitalismo informacional, cognitivo ou do conhecimento, iniciado no período pós Guerra-Fria e que corresponde ao período econômico e social marcado pelo avanço da Globalização, dos computadores, dos telefones digitais, da robótica e da internet. É o período que vivemos atualmente.


Capitalismo e Socialismo

Existe um sistema político e econômico que apresenta ideias opostas ao sistema capitalista. É o chamado socialismo.

Ele consiste em uma teoria que propõe a apropriação pública dos meios de produção e a supressão das diferenças entre as classes sociais, sugerindo uma reforma gradual da sociedade capitalista.

Os dois sistemas apresentam muitas diferenças, justamente porque são contrários. No capitalismo, por exemplo, enquanto o governo intervém pouco na economia, no socialismo há uma grande intervenção do governo.

O capitalismo favorece quem tem dinheiro e dá liberdade para criação de empresas por parte dos indivíduos, mas cria classes sociais muito distintas e consequentes desigualdades sociais. Já o socialismo tem como visão o bem comum de todos os indivíduos da sociedade, sendo que o governo providencia o que é necessário para os cidadãos.

Capitalismo e globalização

Um dos fenômenos do capitalismo é a globalização, que é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX.

A globalização é gerada pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário