
A falta regular de coleta de lixo hospitalar pode estar oferecendo sério risco de contaminação a usuários e servidores da Unidade de Saúde Maria da Luz. Nesta tarde de quarta-feira, 31, em uma vusita de rotina na Unidade de Saúde, Maria da Luz, no bairro da Praia, me entristeci e ao mesmo tempo, indignado com o flagrante no acúmulo de lixo hospitalar na UBS, com materiais acumulado há aproximadamente 1 mês, provocando risco aos profissionais das Unidades e usuários.
Os profissionais da UBS, Maria da Luz já teriam informado a Secretaria de Saúde sobre a urgente necessidade de coleta destes materiais, mas a Secretaria ainda não teria solucionado a questão, a informação é que todas as outras UBS do munícipio estariam com grande quantidade de lixo acumulado.
O lixo que se acumula nesse local e em quantidade excessiva, geram um forte odor, proliferando inúmeras doenças e a multiplicação de diversos agentes vetores causadores de patologias diversas. Segundo informações colhidas nas unidade, o lixo possui material contaminado com tuberculose, HIV, Hepatite, Hanseníase e outras doenças, provenientes da sala de vacina, de curativo, consultório odontológico, testes rápidos e tratamentos para Hanseníase.
Devido ao perigo contaminante, o lixo hospitalar não pode se acumular de forma alguma na unidade de saúde. É um risco tanto para pacientes quanto para os funcionários, que a não retirada urgente, acarretará no fechamento da UBS, pois o local ja se encontra insalubre.
Vale ressaltar, que a dispensa de resíduos hospitalares exige cuidados redobrados e, neste caso, a municipalidade estaria sendo, no mínimo, negligente ao não fazer o descarte correto desses materiais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário