quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Deputado Jenilson alerta sobre segunda onda de Aids no Acre


Deputado Jenilson cobra ação do Governo Federal na prevenção da Aids. Foto: Assessoria

Dora Monteiro

O Dia Mundial de Luta contra a Aids, ocorrido no dia 1º de dezembro, foi lembrando em pronunciamento do deputado e médico Jenilson Leite (PCdB) nesta terça-feira, 04. O parlamentar fez um alerta sombrio para a população do Acre: os casos de contaminação pelo HIV cresceram 18% desde 2016 impulsionados pelos aplicativos de relacionamento na Internet e falta de campanhas de prevenção.

“A facilidade para encontros sexuais entre pessoas desconhecidas e o fato de não usarem preservativos são a causa de uma segunda onda de contaminação pelo vírus da Aids”, disse Jenilson na tribuna da Aleac.

O parlamentar disse que estudos realizados a partir de 2016 apontam que esta nova onda alcança tanto héteros como homossexuais e o Governo Federal não adota nenhuma estratégia de combate e prevenção à proliferação da doença que mais mata no mundo.

De acordo com Jenilson, o Governo Federal vem fazendo vistas grossas e retirou recursos utilizados em políticas de prevenção. A situação se torna ainda mais grave com a política de congelamento dos investimentos em Saúde pelos próximos 20 anos.

“Nós precisamos de recursos para fortalecer a atenção primária, embora sejas atribuição dos municípios e para fazer ampla campanha publicitária de esclarecimentos para o público”, enfatizou.

Deputado Heitor Júnior direcionou o mandato para defesa de doenças crônicas. Foto: Da Assessoria

Heitor Jr.

Jenilson também aproveitou para elogiar o trabalho que o deputado Heitor Junior desenvolveu ao longo de sua trajetória de vida e de política em favor dos portadores de hepatite e outras doenças crônicas. “O deputado Heitor Júnior abraçou uma causa de grande relevância, mas, lamentavelmente não obteve o reconhecimento daqueles que amparou, apesar de sua expressiva votação, de 5.706 votos”, comentou Jenilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário